Resenha: Apenas Um Garoto - Bill Konigsberg

sábado, agosto 13, 2016


Rafe se assumiu gay aos 13 anos e nunca teve nenhum problema com isso. A sua família sempre o apoiou e nunca foi vítima de bullying na escola, mas tanto sua vida, como de todos ao seu redor, mudou. Sua mãe passou a frequentar um grupo de apoio (e depois se tornou presidente) onde gays e seus pais debatiam sobre sexualidade. Para ele, isso nunca foi um problema, mas com o passar do tempo, Rafe começou a se sentir incomodado em ser sempre lembrado como o "garoto gay". 

Então, ele decide se mudar para um colégio apenas de garotos, onde não conhecesse ninguém e pudesse ser apenas Rafe e não o garoto gay. E seu plano de não contar para ninguém sobre sua sexualidade funciona muito bem, já que ele é acolhido pelos garotos do time de futebol e logo já faz vários amigos. Mas se apaixonar por um desses garotos héteros não estava em seu plano...

“Eu silenciosamente me despedia de uma parte de mim: meu rótulo. Aquela palavra que me definia como uma coisa só. Muitas vezes isso me limitava.”


Esse foi um daqueles livros que mal havia chegado aqui em casa e eu já comecei a ler. E juro, eu não parei até terminá-lo. A trama te envolve de um jeito que você não consegue parar. Você quer desesperadamente saber o que vai acontecer com o Rafe, se seu plano vai dar certo ou se ele vai contar para alguém seu segredo. É muito viciante e nos faz refletir sobre todos esses rótulos que a sociedade impõe nas pessoas, e que em muitos dos casos, elas não gostam.

Não é apenas o bullying que é chato. Rafe só queria que as pessoas o conhecessem de verdade, como um garoto normal que faz coisas normais, e não ser conhecido e lembrado apenas como o garoto gay. Ele queria fazer coisas que todos os garotos fazem sem sempre ser taxado e julgado como 'diferente'. 

 Não acho que ser gay seja uma maldição. Definitivamente não é. Mas sabemos que sair do armário traz um monte de coisas que tornam a vida mais difícil. Mesmo que você tenha pais maravilhosos e uma escola que o trate bem, a revelação acrescenta algo à sua vida. O pior é como todo mundo olha para você de um jeito diferente. Eu fiquei cansado de ser olhado.


Rafe é um protagonista incrível e muito bem construído, e os demais personagens também são maravilhosos. Você acaba simpatizando MUITO com os pais do garoto, porque eles são super engraçados (afinal, não são todos os pais que fazem uma festa quando o filho se assume gay, né?) e o professor de Rafe também tem um grande papel em ajudá-lo a descobrir quem ele é de verdade

O foco da história não é o romance, mas claro que eu, manteiga derretida que sou, não podia deixar de citar. É muito bonito acompanhar Rafe se apaixonando por um de seus melhores amigos, Ben, e ao mesmo tempo que quer ficar com ele, não quer destruir a amizade entre os dois por Rafe ser gay e Ben, hétero. Não é clichê. A forma como os dois começam a se conhecer melhor e compartilhar momentos, é muito bonita. Ver como Ben vai se descobrindo e tentando entender o que ele é - hétero? gay? ou bi? - também é muito bem escrita e gostosa de acompanhar. 


O final também foi algo que me deixou satisfeita. Não houve aquela mudança dramática e impossível e nem um milagre onde tudo fica perfeito de uma hora para a outra. É algo bem real e que nos deixa refletir por um bom tempo. Não esperava que esse livro fosse me prender tanto e nem que eu fosse me apaixonar tão rápido pela história. A escrita do autor é muito envolvente e ao mesmo tempo que ele cria algo simples, ele escreve de uma forma muito bem elaborada. 

Gostaria de ficar horas discutindo sobre esse livro, mas daqui a pouco a resenha vira um novo livro! Ninguém escolhe ser homossexual e é legal ver como essas pessoas se sentem de verdade, ao assumir uma sexualidade diferente e como, às vezes, a sociedade pode ser cruel, julgando, rotulando e muitas vezes, criticando e humilhando. É um tema que está em alta ultimamente e que vale a pena ser discutido.

Apenas um Garoto é um livro leve, bonito, e muito gostoso de ler, com um tema que ainda é bem complicado. Vale super a pena a leitura! E nem preciso dizer que recomendo!! Espero muito que tenham gostado da resenha!

Título original: Openly Straight | Autor: Bill Konigsberg | Editora: Arqueiro | Ano: 2016 | Páginas: 256 | Adicione no Skoob
♥♥♥♥♥

E vocês? Gostaram do livro? Já leram ou querem ler? Me contem nos comentários!

Beijos!!

Leia esses também

12 comentários

  1. Ai, esse livro parece ser LINDO! Vou procurar ele!!!!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, realmente, é muito lindo ♥ Procure sim, tenho certeza que vai gostar!

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro e amei a história pelo que você falou. Adoro livros que trazem temáticas poucos debatidas, porque é capaz de humanizar as pessoas de forma lúdica. Não que tenha muito haver, mas eu estava reparando a programação das emissoras televisivas, especialmente a Globo. Já notou que agora eles estão apostando em trazer temas similares para as novelas? Apesar disso, nós não vemos assuntos como esse sendo debatidos em jornais. Isso porque ainda existe um medo gigantesco e é melhor ter taxa de rejeição por parte dos conservadores em relação a uma história fictícia do que a opinião da emissora. Como dito anteriormente, gostei muito da indicação.

    www.camilapifano.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, estão mesmo! E eu acho bem legal essa iniciativa de "debater" esse tema, mesmo que seja por meio da ficção. Que bom que gostou do livro! Se tive a chance, leia-o, porque é muito amor <3

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa! Amei o livro e parece ser muito bom! Adoro temáticas assim, que sai um pouco do "comum". Não conhecia o livro, mas já estou curiosa para ler!

    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha! O livro é maravilhoso, mesmo <3 Se puder, leia sim, você vai adoraaaar

      Excluir
  4. Amei a resenha, nunca li nenhum livro que trata dessa temática! Achei muito interessante ^^

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha <3 É um livro muito bom mesmo! Vale a pena ler!

      Excluir
  5. Que história linda! Não conhecia o livro, mas já quero ler! Esses quotes são muito fofos! Sua resenha ficou ótima e já estou super curiosa para ler sobre essa temática <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, a história é muito linda mesmo! Eu marquei tantos quotes, fiquei apaixonada <3 Que bom que gostou da resenha, obrigada! Leia sim, você vai adorar (:

      Excluir
  6. Adoro resenhas de livros pq elas me apresentam livros novos <3 Nossa, me encantei pela história só pela sua escrita, muito interessante o livro abordar a sexualidade e nos fazer refletir o quanto os rótulos podem vir a incomodar alguém. Achei muito bom e quero muito ler agora. Certeza, que eu vou procurar, preciso me prender a uma história e me encantar com um personagem legal que me faça refletir sobre as coisas ao nosso redor.

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da minha resenha, fico muito feliz em poder apresentar livros novos e legais pra vocês ♥ Olha, leia mesmo, porque vale a pena e a história é muito lindinha! Espero que goste do livro tanto quanto eu!

      Excluir

Seguidores