Resenha: Proibido - Tabitha Suzuma

quinta-feira, agosto 20, 2015


Acho que para mim esse foi o livro mais difícil de ser resenhado. Quando eu terminei de ler, não havia palavras que poderiam caracterizá-lo ou demonstrar o quão bonito ele é. É um tema complicado, que gera discussão e diversas opiniões, mas para quem leu ou vai ler, sabe que não devemos pré julgar a história. 

Lochan e Maya são irmãos, e acima de tudo, os melhores amigos um do outro. Lochan tem dezessete anos, Maya tem dezesseis e são os irmãos mais velhos da família. Essa família é composta por cinco irmãos e uma mãe irresponsável e alcoólatra. Eles foram abandonados pelo pai e Lochan e Maya "assumem" a criação das crianças pequenas, já que não podem contar com a mãe para isso. Eles cuidam dos irmãos menores como se fossem os pais das crianças.

Tão novos e com tantas responsabilidades nas costas. Além dos estudos, eles têm que cuidar da casa, da comida para eles e os irmãos e ensinar todas as coisas aos menores, sempre tentando manter tudo em ordem e tapando o buraco que a falta dos pais faz.

Isso tudo porque Maya e Lochan sabem que se algo de errado acontecer, a chance de o serviço social aparecer e separar a família é grande, e além de tudo, o que eles mais querem é manter a família unida.
Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser, de expressar seu amor como bem entender, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou mesmo a lei.


Lochan é um garoto muito inteligente, mas tem problemas para se comunicar com as pessoas. Ele tem crises de pânico e simplesmente trava na hora de conversar com alguém. Mas Maya é a única pessoa com quem ele consegue se abrir e sentir-se bem falando com ela. É sua melhor amiga.

Assim como Lochan é o porto seguro de Maya. Ela sabe que ele estará lá sempre que ela precisar e que pode contar com ele para qualquer coisa. Porque, além de irmãos, eles são melhores amigos e confidentes um do outro. Confidentes a tal ponto que se apaixonaram. De uma forma tão pura e profunda.

Eles nunca foram tratados como irmãos. Sempre tiveram responsabilidades que a maioria dos adolescentes não têm. Esse sentimento é errado, proibido, e eles sabem disso, e tentam lutar contra, e ficar afastados um do outro. Mesmo sabendo o quão errado é isso, o que eles querem é ser felizes juntos, pelo tempo que durar, porque eles se amam, e esse amor está acima dos laços sanguíneos, da criação ou das leis.

Tudo o que eu já quis, aqui e agora, foi capturado nesse único momento. O riso, a alegria, a imensidão do amor entre nós. Esse é o momento em que nasce a felicidade. Tudo começa agora.


Quando falo do tema do livro para alguém, já recebo aquele olhar de "nunca vou ler esse livro, que nojo", mas além desse assunto tão delicado, o livro mostra a vida de dois jovens que são jogados na vida adulta e tentam, acima de tudo, serem felizes. Intercalando as narrações, podemos ver o sentimento dos dois nascendo e o modo como cada um lida com isso. 

A escrita da Tabitha é maravilhosa, rica e flui muito bem. Ela consegue passar ao leitor tudo o que os personagens estão sentindo, o quanto estão sofrendo e isso foi algo que me tocou. Você vê que eles tentam não ficar juntos, porque eles têm consciência de que é errado, mas é um sentimento tão natural, que eles se envolvem mesmo sem perceber. 

Eu poderia ficar horas aqui discutindo sobre esse livro. Mas o que eu posso dizer é que ele merece ser lido. Sem julgamentos, sem preconceitos. É uma história de amor, angústia e dor. É um daqueles livros que você se sente dentro da história, sofre junto com os personagens e chora muito por causa deles. Tabitha está de parabéns pelo trabalho e eu guardo esse livro no coração. 

Nós não somos assim. Não somos doentios. Somos apenas um irmão e uma irmã que por acaso também são os melhores amigos um do outro. É assim que sempre foi entre nós dois. Não posso perder isso, ou não vou sobreviver. 


O tema incesto é complexo, mas o amor deles é lindo. Valeu cada minuto que eu roubei das minhas aulas para lê-lo, valeu cada lágrima e até meu coração destruído! Eu recomendo muito esse livro e espero que todos que tenham lido/vão ler se sintam assim como eu. Vale a pena!

Eu espero, de coração, que vocês tenham gostado da resenha (e espero que eu tenha conseguido passar tudo o que eu senti ao ler esse livro, mas isso foi bem difícil!) e que vocês sintam vontade de ler!

Alguém já leu o livro? Ou quer muito ler? Pode falar tudo (:

Leia esses também

19 comentários

  1. É realmente um assunto bem complexo para um livro, adorei sua resenha! Parece ter um livro incrível, de verdade. Até a capa é linda haha Anotei aqui para não esquecer e com certeza vou comprar para ler!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha (: É um livro maravilhoso, super recomendo!

      Excluir
  2. Livros que tem uma tematica com problemas reais chamam bastante minha atenção,gostaria d elê-lo.
    bjs

    http://shortgirl-s.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O tema é tão polêmico,que se torna interessante.É um tema que se aproxima bastante dos temas dos livros de Harlan Coben(que eu amo por sinal).Me interessou bastante,gostaria de ler.
    bjs

    http://nescacristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou! É realmente maravilhoso, leia sim (:

      Excluir
  4. Gostei bastante da sua resenha. Esse livro parece ser bem intenso e eu gostei bastante da temática dele. Não conhecia mas já salvei o nome aqui para ler (:

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado (: Olha, ele é maravilhoso, recomendo pra todo mundo! Assim como eu, espero que ame!

      Excluir
  5. Achei essa capa linda demais <3

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha! Eu não sou muita de literaturas que envolvam romance, mas confesso que deu uma vontadezinha de ler esse livro. Com certeza vai estar na minha lista de leituras para o próximo mês. Obrigada pela dica! :)

    Beijos, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia sim, porque esse livro merece ser lido! Que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  7. O livro parece ótimo, ao menos lendo a sua resenha *3*

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  8. hm, super interessante o livro! gostei da capa, a diagramação e claro sua resenha tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Eu super me interessei, justamente por se tratar de um assunto tão complicado... A escritora teve muita coragem e pelo q vc está fala do, muito talento tb!! Adorei! Não tinha ouvido falar ainda, mas vo ctz vai p lista...muito diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, ela escreve muito bem! Eu amei a forma como ela desenvolveu o tema! O livro é ótimo, leia sim, você vai gostar!

      Excluir

Seguidores