Coisas que eu gostaria que tivessem me contado antes de entrar na faculdade

segunda-feira, janeiro 23, 2017


Oi gente! Estava aqui vendo, e daqui a pouco nossas aulas voltam (ou começam) e acabei lembrando do ano passado, onde eu era caloura da universidade e estava morrendo de medo (e ansiedade) do que vinha pela frente. Claro que queremos começar logo, mudar de fase, mas o começo pode ser um pouco assustador. 
E como não estamos preparados, acabamos não sabendo o que esperar. Então, eu fiz esse post para tentar ajudar os calouros, porque eu certamente gostaria de saber isso antes de começar a universidade! 

Faculdade não é apenas o que você aprende em sala de aula
É bem mais que isso. Os professores vão te dar uma base, mas você também precisa se esforçar. A biblioteca está lá, lotada de livro ótimos que te ajudarão em todos os temas que você precisar. Vá à eventos, assista palestras, procure mais informações, viaje (se você fizer Arquitetura, isso será muito necessário!) afinal você sempre precisa de mais repertório! 


Atividades extracurriculares ajudam MUITO
Tanto para você se formar, já que precisa cumprir um número de horas complementares, mas também para seu currículo. Estágios, trabalhos voluntários e até intercâmbio valem bem mais que apenas suas notas. 

Os professores mais "chatos" serão os mais lembrados e admirados
No primeiro semestre eu tive um professor que esculachava meus projetos, mas por incrível que pareça, foi com ele que eu mais aprendi e adoraria ter mais orientações com ele!

Foque nos trabalhos e atividades
Gente, a coisa mais importante para garantir suas notas são os trabalhos! Não espere conseguir passar apenas com a nota da prova, porque tem umas que são impossíveis! hahaha Então, se dedique ao máximo em tirar uma nota alta nos trabalhos (no meu caso, as maquetes são o mais importante nas aulas práticas!)

Café virará seu melhor amigo
Você sempre precisará de um pouco de café para acordar. Ou pra se manter acordado! 


Você pode saber todo o conteúdo, mas irá mal em alguma prova
Como eu disse antes, têm provas que são impossíveis! Você pode ter decorado toda a linha do tempo da arquitetura, mas o professor vai fazer uma pergunta que não TEM NADA A VER, e você vai ficar com cara de elevador sem saber a resposta. Sim, eu odeio prova escrita. 

Terá dia que você vai querer ir de pijama
No final de semestre, que você está morto, é impossível ficar escolhendo uma roupa que combine com o sapato. Mas você sempre será julgado por suas roupas hahaha

Não tenha medo de decepcionar ninguém
Exceto você mesmo. Se você gosta do seu trabalho, projeto, mas os professores só criticam, vá em frente, e mostre que você é capaz de executá-lo e fazer um bom trabalho. E também, se você perceber que o curso que escolheu não é o que você esperava para si mesmo, não tenha medo de mudar para fazer o que realmente gosta. Porque não tem coisa mais chata que ficar 4/5 anos estudando algo que odeia. Faça porque gosta, porque sente prazer! 


Ultima dica: aproveite cada minuto da faculdade. Vá às festas, às viagens, participe da atlética, do conselho de estudantes, da bateria, das cheerleaders, passe um tempo conversando com seus colegas. Aproveite! Busque os professores a qualquer momento. Não espere só as aulas deles, os procure para tirar dúvidas, para dar opiniões, conselhos e críticas. Corra atrás! 
E apesar de você se esgotar, querer gritar e chorar, a faculdade têm momentos incríveis! Eu posso dizer que amei meu primeiro ano e mesmo não aguentando mais as últimas semanas de aula, eu estava super contente em realizar cada trabalho e projeto!

Bom gente, então é isso! Espero que tenham gostado do post! E pra quem vai começar a faculdade esse ano, boa sorte! hahaha
E quem tá voltando, boas aulas <3

Me contem o que acharam!
Beijos!

Leia esses também

16 comentários

  1. Meu Deus do céu, minhas aulas começam na semana que vem e eu já estava com medo... Depois desse post então, tô desesperada! SHAUHSAUHSA. Eu tô com muito medo de não adaptar, de não conseguir fazer amizades, de não dar conta e de acabar pirando, porque eu sou neurótica com tudo né... Eu tava super ansiosa no ano passado e louca pra poder ir logo pra faculdade, mas nessas férias... desanimei bastante </3

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tava morrendo de medo de não fazer amigos hahaha afinal, os amigos que eu tinha vinham desde os 4 anos. Mas olha, deu tudo certo, viu? Não foi nada difícil me adaptar, então acho que você também consegue! Espero que se anime de novo, porque é bem legal a faculdade! Boa sorte nessa nova etapa ❤❤

      Excluir
  2. É em assim haha. Eu tranquei a minha por conta da gravidez, mas espero voltar em breve.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de lembrar do primeiro dia, já dá um friozinho na barriga hahaha Ah, espero que vc consiga voltar e dê tudo certo!

      Excluir
  3. A pessoa acha que se livrou do fardo da escola até chegar na faculdade e ver que era feliz e não sabia rs. Principalmente estudando de manhã, café sempre! E quem não se jogar fundo em tudo que precisa, lá na frente sente falta, né? ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha bem isso mesmo! Mas eu ainda acho a faculdade mais legal, só por estar fazendo apenas coisas que eu gosto! Tem que aproveitar, senão depois a gente se arrepende...

      Excluir
  4. Seu post me ajudou muito, pretendo prestar para psicologia esse ano e eu estou realmente muito ansiosa com tudo o que está acontecendo, sabe? Algo novo sempre me deixa assim auhsua

    criaturacrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz em ouvir isso ♥ Mas olha, a faculdade apesar de ser bem mais puxada que a escola, é ótima! Boa sorte nessa sua nova fase, vai dar tudo certo hahaha

      Excluir
  5. Agora estou na fase do vestibular e fiquei feliz por esses avisos ai. Gosto de posts assim, ainda mais nesse momento de agora da minha vida, venho procurando muita coisa assim! Amei o post!!

    A Garota dos Teus Olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, obrigada ♥ Fase do vestibular é a mais tensa, né? Só de lembrar já fico nervosa hahaha Mas boa sorte, vai com fé que tudo dá certo! hahaha

      Excluir
  6. Esse post me ajudou demais, utilidade pública haha Vou começar a faculdade esse ano e to com um pouquinho de medo de toda essa mudança... Adorei o post (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado! Ai, que legal, boa sorte e que você aproveite bastante esses anos!! Eu também fiquei com medo, mas a adaptação é muito rápida e você vai gostar bastante (:

      Excluir
  7. Adoreeei o post! Eu começo a faculdade dia 20 de fevereiro, vou fazer Publicidade e Propaganda e estou super ansiosa, Já pensei em fazer Arquitetura, hehe =) Sei que é um curso bem puxado! Amei saber de tudo isso, tenho certeza que é uma experiência que fica marcada pra vida toda e só tem a nos acrescentar :)

    Beijoss!

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! Parabénssss, muita sorte nessa nova fase ♥ Bota puxado nisso! hahaha

      Excluir
  8. Minhas aulas começam só em agosto porque passei pro segundo semestre e adorei o post, vai me ajudar bastante, heheh
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  9. Giuliana que lindo esse post! Tuuuudo o q vc falou e verdade e eu acrescentaria: aproveite esse tempo porque passa em um piscar de olhos, e uma delicia olhar para tras e sorrir com as lembrancas dessa epoca de facul. Agora aqui nos EUA vou fazer mais uma, vamos ver como sera... beijos e mais uma vez parabens pelo post!

    ResponderExcluir

Seguidores